Desequilíbrio do conjunto.
Desequilíbrio Estático:
Desequilíbrio Dinâmico Simples.
Este tipo de desequilíbrio começa a ser percebido com vibrações na direção quando a velocidade atinge entre 70 a 80 km/h e tende “a cessar” a partir dos 130 km/h embora as vibrações continuem a ocorrer.
Os desequilíbrios são corrigidos através do Balanceamento. Uma maquina Balanceadora identifica onde e quanto um determinado ponto do conjunto é mais leve para que a correção (equilíbrio de peso) do conjunto seja realizada. Nestes pontos identificados pela Balanceadora, geralmente um ponto interno e outro externo são colocados chumbos que se fixam nas rodas por garra ou cola na medida determinada pela máquina.
Ilustração de um equipamento Balanceador.
Outras Causas de vibrações.
Não é incomum mesmo tendo o conjunto balanceado, as vibrações persistirem, várias outros problemas podem estar ocorrendo, a saber:
1- Pneus defeituosos.
2- Roda centralizada erroneamente no cubo.
3- Pneu montado erradamente, uma região do pneu ainda não aderiu totalmente no aro.
4- Flat spot, Quando um pneu fica muito tempo parado, a parte que fica em contato com o chão pode tornar-se plana, “achatada”. Este ponto deformado, enquanto rodando e enquanto o pneu estiver “frio” causará vibrações na direção.
5- Rodas deformadas.
6- Defeito nos eixos Cardânicos.
7- Disco de freio deformado.
8- Tambores de freios deformados.
9- Amortecedores com defeito.
Alinhamento de Rodas.
Para se manter rodas dianteiras paralelas e pneus perfeitamente apoiados na pista, é necessário que os ângulos de alinhamento do conjunto estejam dentro das especificações do fabricante. Um veículo alinhado significa; melhor estabilidade, conservação de componentes e conforto possível.
A correção dos ângulos é feita por um equipamento alinhador eletrônico de alta precisão, todavia é extremamente comum que hajam folgas nos terminais de direção, rolamentos, embuchamentos e pinos de direção, assim como aros empenados e sem que haja tais correções não será possível proceder o correto alinhamento.
A- Quando proceder ao Alinhamento:
1- Sempre que houver troca de pneus.
2- Sempre que os pneus apresentarem desgastes irregulares.
3- Sempre que ocorrerem fortes impactos em buracos ou obstáculos.
4- Sempre que o veículo puxar de lado ou ficar instável.
5- Sempre que componentes da suspensão forem substituídos.
6- A prevenção é a melhor forma de economizar, portanto confira seu alinhamento a cada 10 mil Km rodados.
B- Ângulos de alinhamento.
O procedimento de alinhamento procura avaliar e corrigir três principais Ângulos.
Camber.
Camber é o ângulo formado pela inclinação da roda em relação a um plano vertical, ou seja, em direção ao solo. Os valores do Camber prescritos, normalmente são mínimos e variam de nulo a positivo. Este ângulo na medido do movimento do carro tende a se anular de modo que as rodas fiquem perpendiculares ao solo.
Em linguagem simplificada: “Roda tombada para dentro ou para fora”
O Camber incorreto causará desgaste rápido em um dos lados do pneu, assim como direção desconfortável e perda de estabilidade.
Caster.
É o ângulo formado pela inclinação longitudinal do pino mestre ou da linha que passa pelos pivôs em relação a um plano vertical. Tal ângulo tem a finalidade de permitir o retorno das rodas dianteiras à sua posição inicial após efetuada uma curva.
Em linguagem simplificada: “Quando as rodas dianteiras estão adiantadas ou atrasadas devido a uma inclinação errada dos amortecedores”
O Caster irregular fará com que o veículo derive para o lado cuja roda estiver mais atrasada provocando arrastamento desta, desgastando rapidamente o pneu, afeito “shimmy” na marcha retilínea, assim como perda de estabilidade nas curvas, direção muito leve quando em velocidade, ou muito pesada quando em manobra.
Convergência e Divergência – (toe-in) e (tou-out)
O correto é que haja um perfeito paralelismo das rodas dianteiras e traseiras, para que não ocorram arrastamentos dos pneus. A resistência do solo ao rolamento dos pneus e ás folgas do sistema de direção que ocorrem com o tempo tende provocar abertura das rodas e ao contrário, a força motriz tende causar fechamento das rodas, desta forma valores de convergência e divergência devem ser mantidos nos valores determinados pelo fabricante evitando-se os danos comuns a ângulos incorretos.
Em linguagem Simplificada: “Quando as rodas estão muito abertas ou fechadas”
Ângulos:
Danos nos pneus:
Alinhador Computadorizada de Rodas:
Ao levar seu veículo em um profissional alinhador o alinhamento da suspensão encontra-se em três níveis; 1- Alinhamento básico – Ajuste da convergência e centralização do volante. 2-Alinhamento básico mais ajuste de câmber e caster caso necessário; 3- Alinhamento básico mais caster e câmber e troca de peças, buchas ou pivôs, caso necessário, sendo que o preço cobrado mínimo é o preço do alinhamento básico e será alterado para cima de acordo com a necessidade de ajustes em outros ângulos e troca de peças.
Duas questões importantes relacionadas com o resultado do serviço; o cliente sempre poderá escolher realizar somente o alinhamento básico independente de outras necessidades que eventualmente o véiculo tenha de ajuste, todavia o cliente deve estar bem consciente que os resultados ou a durabilidade destes estarão comprometidos.
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